terça-feira, 7 de junho de 2016

A Mãe é Green Entrevista com Bárbara Manero Marques


 

Nome: Bárbara Manero Marques

Idade: 32

Formação/Profissão: Fotógrafa na empresa P&B Fotografia / blogger / dona de casa

Filho: Guilherme



1.Qual é o tipo de alimentação que praticas e há quanto tempo?

Ora bem, não como carne há mais de 12 anos. Na altura deixei de comer por questões de saúde. Mas continuei com o peixe que deixei há cerca de 3 meses. Há 12 anos atrás não me preocupava com a exploração animal, nem com questões de sustentabilidade. Assunto que atualmente interfere muito nas minhas escolhas alimentares. Ainda sem coragem de ser vegan algumas das minhas escolhas alimentares já vão ao encontro desse estilo de vida. 

2. Porque é para ti importante uma alimentação vegetariana?

É importante por vários motivos. Além da saúde, é importante porque o planeta terra está saturado. Ao ser vegetariana sinto que estou a contribuir por um mundo melhor para as próximas gerações. Ver seres vivos a serem separados das crias à nascença é a meu ver inconcebível. Não devia ser permitido tratar os animais dessa forma. 

3.O facto de teres filhos mudou alguma coisa na tua alimentação? Toda a família tem a mesma alimentação?

Mudou por completo. Antes dele iniciar a alimentação, eu simplesmente não comia carne. Comia legumes. Mas comia muito açúcar. Doces. Bolos. De há dois anos para cá reaprendi a comer. A fazer substituições maravilhosas. Bolos vegan, sem açúcar. Aprendi bastante com uma amiga a Bia, e com alguns blogs, “Universo dos alimentos”, “Patricia is cooking”, “Na cadeira da papa”. São alguns exemplos por onde começar. O meu marido tem também uma preocupação e interesse pela alimentação e, não sendo vegetariano, acompanha-nos sempre nos nossos pratos.  


4. Na tua página SonhosAzuis & Brancos partilhas um pouco do teu modo de vida relativamente a educação, alimentação, etc, o que te levou a criá-la?

O que me motivou a criar a página foi o nascimento do Gui. Um filho é uma escola. Passo 24h por dia com ele. Aprendo todos os dias mais. Gosto de partilhar as coisas boas, o que vivemos para incentivar outros pais a praticarem a DP (disciplina positiva). Dar dicas de alimentação saudável. Sinto que a partilhar fico a ganhar ainda mais. Recebo mensagens de algumas mães e essa troca é gratificante.  

5. Sabemos como a fruta e legumes são importantes e que muitas mães dizem que os seus filhos os rejeitam. Costumas partilhar várias fotografias com o teu filho a comê-los, tens algum segredo?

O meu único “segredo” é oferecer opções saudáveis desde sempre. E não ter opções com açúcares. Para quem está com um filho em casa é mais simples. Um dia mais tarde quando o colocar na escola vou ter de fazer uma ginástica muito maior para manter esta alimentação. É preciso também dar-lhes tempo, por exemplo eu ofereci durante mais de 6 meses pepino ao meu filho e ele nunca quis, outro dia pediu e comeu. E agora já come. Obrigar uma criança a comer algo que não quer é colocar o alimento na sua lista negra. O meu filho não come sopa. Não gosta. E eu ofereço–lhe sopa todos os dias. Um dia ainda comeu uma colher. Mas não quer. Eu só tenho de respeitar e esperar se algum dia ele quiser comer, come. Enquanto isso come legumes à mão ou em hambúrgueres e em sumos/batidos. 


 6.Sentes algum preconceito quando dizes que és vegetariana ou que praticas uma alimentação saudável?

Já senti mais. Como já deixei a carne há 12 anos passei a minha adolescência a ouvir “ isso já passa”, “ é uma fase”, não foi, felizmente. As pessoas falam muito do que é diferente muito por desconhecimento. Quando vou a festas a comida vegetariana é sempre a primeira a acabar porque as pessoas sentem curiosidade e provam. As pessoas acham piada quando vêem o meu filho a comer cenoura e pepino ou comer uma maça aos pedaços. Para mim é o natural. Sei que um dia ele vai comer “porcarias” mas quanto mais tarde melhor. Portanto enquanto pudermos vamos evitar. 

7.Quais os 5 ingredientes essenciais que tens de ter sempre em casa?

Neste momento…
Farinha de alfarroba, côco, tâmaras, legumes/frutas, aveia.

Comida do Gui para fora de casa


8. Que sugestão de receitas nos podes dar que toda a gente adora?

Pequeno-almoço:
Papas de aveia com canela. Faço com água ou leite vegetal de arroz. 

Almoço/Jantar:
Hambúrguer de legumes, arroz integral, cenoura aos palitos e pepino às rodelas.
Massa com legumes e cogumelos frescos salteados.
Lentilhas salteadas em cebola acompanhado de arroz integral. 

Snack/Lanche:
Panquecas aveia com farinha de alfarroba e banana
Tapioca  
Gelado de banana e açai
Cereais Puff e fruta. 


Hambúrgueres de grão e legumes


2 comentários: