terça-feira, 19 de abril de 2016

A Mãe é Green Entrevista com Carla Santos


Quando lancei este desafio, a Carla prontamente se voluntariou para esta entrevista e assim é a primeira de uma série de entrevistas que serão feitas todas as semanas de modo a conhecermos um pouco mais a forma como é feita a alimentação vegetariana na casa de famílias portuguesas.


Nome: Carla Santos
Idade: 31
Formação/Profissão: Administrativa
Filhos: Dois meninos

Foto tirada por Sabina Vilar de Barros


1.Qual é o tipo de alimentação que praticas e há quanto tempo?
 
Não como carnes vermelhas desde os meus 13 anos, por um problema de saúde (pneumonia) fizeram-me crer que era da falta de carne e voltei a consumir esporadicamente, até que deixei as carnes vermelhas de novo. Desde 2009, eu e o meu marido deixámos de comprar carnes, mantivemos peixe e desde que engravidei deixámos de comprar produtos de origem animal. Quando somos convidados de alguém, consumimos a custo, porque já é mais uma filosofia do que uma opção alimentar peixe ou carnes brancas, mas já chegamos ao ponto de nos ficarmos pelos acompanhamentos.


2.Toda a família tem a mesma alimentação?

Não. Os meus filhos (neste caso o mais velho, porque o mais novo só mama), são ovo vegetarianos (só ovos de galinhas felizes).


3.O facto de teres filhos mudou alguma coisa na tua alimentação? Qual é a reacção das crianças?

Completamente! Se antes havia uma noção geral, agora é consciência! Se não dependêssemos de receber comidas esporadicamente, éramos todos ovo vegetarianos, até conseguirmos o objectivo que é ser Vegan.
Sentimos uma hipocrisia gritante, ao lermos histórias infantis onde se consciencializa para tratar bem a natureza e os animais, e depois no fundo, o "lobo mau" somos nós. No sentido em que falamos com grande moralismo, mas não o praticamos (estou a generalizar, obviamente).
Quando o nosso filho mais velho começou a introdução alimentar, tive imensas inseguranças (rapidamente dissipadas pelo nosso pediatra), e portanto, ele é ovo vegetariano e o mais novo seguirá o mesmo caminho.
Hão de crescer conscientes e se mais tarde quiserem ser não vegetarianos, isso será uma opção deles.
O meu filho mais velho tem 32 meses, não faz a mínima ideia que as pessoas comem animais e quando vê imagens de talhos (porquinhos """"felizes""""") acha que é uma fotografia fofinha, não tem noção que as pessoas os comem...


4.Porque é para ti importante uma alimentação vegetariana?

Considero que somos os únicos animais com condições (independentemente daquilo que fomos há milhares de anos), de fazer uma alimentação consciente. 
Tem vários pontos:
1) não precisamos de matar para comer, a ciência e investigação actual permite-nos saber comer tudo o que precisamos, sem consumir/explorar animais.
2) para alimentar milhares de cabeças de gado, é público que não se alimentam do ar! A agricultura intensiva que os alimenta, daria para matar a fome a muita gente...
3) a desflorestação (devido ao ponto acima)
4) poluição, efeito estufa devido a emissão de gases e um absurdo de água potável, podiam deixar de ser um problema
5) a exploração, violação, desrespeito, decadência, que vivem os animais para consumo, é nojenta! Reproduzem-se assistidamente e sucessivamente, animais doentes, confinados, mal tratados, injectados com hormonas...coisas nefastas que nem consigo colocar em palavras...pode ser evitado!
6) a fome mundial baixaria drasticamente, se os lobbys deixassem de existir (pecuária, lacticínios, etc...) uma vez que a carne que produzem com este falso pretexto, nunca chegaria em condições de consumo a África, por exemplo. Contudo, alimentos vegetais subsistiriam para esse fim.
7) questões de saúde. Harvard, OMS, Quercus, médicos actualizados e informados, a cada dia que passa alertam com maior veemência, o benefício da redução drástica de proteína animal.
8) filosofia e consciência. Gostamos de ser coerentes com os nossos filhos. Coorentes com os valores que queremos mostrar, com o exemplo. Acredito que crie não só uma boa alimentação, como uma consciência do mundo diferente e maior empatia.



5.Sentes algum preconceito quando dizes que és vegetariana ou que praticas uma alimentação saudável?

Completamente! Há pessoas que tentam por tudo e por nada, atacar mesmo que indirectamente. Seja com notícias pouco sérias e deturpadas no Facebook, como revirares de olhos, encolheres de ombros e tentativas de evangelização, com informações deturpadas pelos media. Se estivessem interessados, veriam os estudos originais, nomeadamente da OMS. Mas se há muita gente estúpida (porque não respeita), também tenho muita muita muita gente em volta, que questiona, se interessa. Melhor! Muita gente que pediu fontes e hoje são vegans! Pessoas com problemas de saúde  "normais" nos dias de hoje (diabetes, hipertensão, etc...) que me perguntam coisas, pedem fontes/livros/grupos/médicos, e relatam melhoras! Ora isso para mim é muito recompensador!
A minha mãe por exemplo, não é vegetariana, mas mudou MUITOS hábitos alimentares! Muitos mesmo e sinto que cada um faz o melhor com a informação que tem (a menos que o façam por prazer, há quem consuma haxixe sabendo da podridão humana que está por trás). Cabe a divulgação consciente da informação. O ministério da saúde já lançou um guia vegetariano para famílias! Isso quer dizer qualquer coisa!


6.Quais os 5 ingredientes essenciais que tens de ter sempre em casa?

Aveia, uma leguminosa, uma oleaginosas, azeite, fruta.


7. Que sugestão de receitas nos podes dar que toda a gente adora?

Ui! Tantas!
Ora temos um gosto geral por tofu no forno com batatinhas e brócolos, regados com azeite, leite de aveia e levedura de cerveja.

Pequeno-almoço: Papas de aveia com fruta, sementes e cacau cru
Almoço/Jantar: "sem" bacalhau com natas (vegetais) / tofu à brás
Snack/Lanche: Pão de sementes com manteiga de amendoim e batido (com leite de aveia uma fruta, sementes e tâmaras)


Muito Obrigada Carla por toda a disponibilidade demonstrada, foi um prazer conhecer um pouco mais de ti e da tua família. 

Espero que tenham gostado e não percam a próxima entrevista.

2 comentários:

  1. Ser consciente compensa. Para a saúde, a nossa de todos os animais e do planeta!
    Obrigada Carla! <3
    Parabéns pela iniciativa Matilde! <3

    ResponderEliminar