segunda-feira, 16 de maio de 2016

A Mãe é Green Entrevista com Patrícia Salvador Seixo



Esta semana voltamos a mais uma entrevista da Rubrica A Mãe é Green com a minha querida Patrícia Salvador Seixo. Cada vez mais as redes sociais são importantes para nos aproximarmos dos nossos semelhantes e podermos conviver com pessoas que partilham dos mesmos ideias e princípios que nós e foi assim que conheci a Patrícia neste mundo virtual e é com muito prazer que vos apresento mais uma partilha de experiências.

Nome: Patrícia Salvador Seixo

Idade: 34

Formação/Profissão: História/ owner saudde perfeita

https://www.facebook.com/sauddeperfeita/

Filho: 1 filho, 12 meses



1. Em que fase da tua vida achaste que deverias optar por uma alimentação vegetariana e há quanto tempo?

Fui criada no campo, rodeada de animais de companhia, animais de trabalho, animais para alimentação. Desde muito nova, 5, 6 anos me perguntava onde acabavam uns e começavam outros. Para mim eram todos iguais, eram todos meus amigos. Quando tinha cerca de 8 anos tinha uma bezerra de estimação. Quando chegava da escola primária ao fim da tarde, e á hora de almoço ia cortar-lhe erva. Um dia, sem pré aviso resolveram matá-la para comer. Ainda hoje tenho uma dor profunda, desde esse dia nunca mais comi carne de vaca. Teria imensas histórias idênticas para contar, fica esta. Fui deixando gradualmente de comer diversas carnes, dos meus amigos, de vaca, de coelho, de pato... Quando cheguei á adolescência tentei encontrar informação para me tornar vegetariana, nessa altura, pelo menos no meu meio não era fácil. Falei com alguns médicos, nutricionistas e todos me desaconselharam a tomar esse passo. Fui deixando andar... com receios. até ao dia em que não mais consegui ignorar, até ao dia em que uma mensagem me fez abrir os olhos e informar-me por mim mesma, estudar os pós e os contras de uma alimentação vegetariana. E, qual a minha surpresa quando descobri que tinha vivido esse tempo todo enganada, que os médicos e nutricionistas estavam enganados. E aí comecei o meu caminho, pleno, harmonioso, de comunhão verdadeira com os animais, com a natureza, comigo mesma. Já se passaram 6 anos, mais se poderiam ter passado, se tivesse tido apoio da classe médica, se tivesse acesso á informação que hoje disponho.

2.Toda a família tem a mesma alimentação?

Não, só eu e o meu filho temos esta alimentação. Espero o dia em que outros familiares se juntem!

3.O facto de teres filhos mudou alguma coisa na tua alimentação? Qual é a reacção das crianças?

Não, já tinha este tipo de alimentação bem antes de engravidar, foi só manter. Bem, o bebe nunca conheceu outro tipo de alimentação, mas adora tofu, adora feijão azuki. Estamos no bom caminho.


4.Porque é para ti importante uma alimentação vegetariana?

Uma alimentação vegetariana é de máxima importância para a sustentabilidade do planeta. Infelizmente vivemos como se o planeta tivesse recursos ilimitados, a verdade é que não tem, e isso é algo que já se sente em muitos países, com a falta de água potável, contaminação dos cursos de água, etc. É também importante do ponto de vista dos outros habitantes do planeta (animais, plantas), que tem tanto direito á vida e ao respeito como os seres humanos, isto implica o fim do uso animal para alimentação, têxteis, trabalho, produtos de cosmética etc., e ainda é de suma importância se queremos ser e permanecer saudáveis.

5.Sentes algum preconceito quando dizes que és vegetariana ou que praticas uma alimentação saudável?  

Sim, constantemente. De amigos, conhecidos, e sobretudo da classe médica. Se primeiro se desculpam por comer animais, depois o discurso muda para "tenho de morrer á mesma, pelo menos morro feliz"!Com um argumento destes não vale a pena contra argumentar! E também um "Nunca comi nada vegetariano"!

6. Consegues comer facilmente fora de casa em restaurantes? 

Nem sempre, depende onde vou. Por norma pesquiso antes para saber quais as opções existentes, e se não houver levo sempre de casa, porque sinceramente recuso-me a comer salada de alface e tomate.


7.Quais os 5 ingredientes essenciais que tens de ter sempre em casa?

Aveia, feijão, couve portuguesa, nozes,banana da Madeira, figos.

8. Que sugestão de receitas nos podes dar que toda a gente adora?

Pequeno-almoço: Papas de aveia com figo ou tâmaras, com coco, overoats, batidos de fruta e vegetais...
Almoço/Jantar:canja de pleurotus, caril de legumes,feijoada...
Snack/Lanche: guacamole, hummus, tostas com tomate, alho e azeite...

Sem comentários:

Enviar um comentário