sábado, 14 de novembro de 2015

Dia mundial da diabetes

Hoje é o Dia Mundial da Diabetes e não podia ficar indiferente a este dia.

Os números são alarmantes 1 milhão de portugueses tem diabetes e 2 milhões pré diabetes!

Eu tive Diabetes Gestacionais na gravidez da minha filha e foi aí que todo este processo de alimentação mais saudável começou, tem sido um caminho de muita aprendizagem e descoberta e também com muita contra informação à mistura. O que quero dizer com isto? É que muitas vezes quando temos de reduzir o açúcar somos levados a consumir produtos sem açúcar mas com outros ingredientes como os adoçantes que também nos fazem mal.

Na altura a nutricionista que me seguia mandou me beber leite e quando eu lhe disse que o leite me aumentava o o valor da glicemia respondeu me que precisava de ingerir calorias, fui trocando por algumas bebidas vegetais mas a verdade é que os valores de venda praticados levam a que muita gente não compre esses produtos para além de que muitos também têm açúcar. Verdade que podemos fazer em casa mas muitas pessoas não querem ter esse trabalho sejam por falta de tempo ou comodidade.

Os números da diabetes continuam a aumentar a uma velocidade estonteante e precisamos de um plano real para a combater. A educação alimentar começa desde criança e hoje em dia cada vez mais somos bombardeados com cereais cheios de açúcar, ice teas, iogurtes carregados de açúcar, bolachas e mais outros tantos alimentos onde o açúcar se esconde.

Desafio? da próxima vez que forem ao supermecado olhem para os rótulos e vejam se tem açúcar ou algum dos seus substitutos.

Acredito que só conseguiremos combater esta doença  voltando às origens, ou seja comprando os ingredientes na sua forma bruta e cozinhando nós mesmos os nossos alimentos, parece dar mais trabalho mas é uma questão de planeamento e acredito mais tarde colheremos os frutos desta alimentação mais saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário